REVENÇÃO DA SAÚDE DAS CRIANÇAS
 |
"Que o teu alimento seja o teu medicamento"
|
 |
| |
Hipócrates |
|
A Comunidade Económica Europeia, atenta à degradação
da saúde das nossas crianças e adolescentes, provocada pela alimentação
actual, promove, através do projecto 'Pro Children' um estudo sobre os
padrões de consumo e as causas do declínio de consumo, em quantidade
e variedade, pelos países do sul, da célebre dieta mediterrânica.
O objectivo do projecto, dirigido a jovens adolescentes e pais, é o
de desenvolver estratégias eficazes para promover níveis de consumo
adequados de frutos e vegetais, que face ao consumo actual, representa um crescimento
superior a 20%.
A obesidade e um conjunto de outras doenças que não tinham expressão
nas crianças e adolescentes dos países com dieta mediterrânica,
está a atingir níveis de apreensão.
Quanta fruta e vegetais devem os meus filhos comer por dia?
A
nova pirâmide dos alimentos é um
bom referencial (3 a 5 porções de verduras- vegetais e legumes
e 2 a 4 porções de frutos).
O cálcio encontra-se nos vegetais e legumes de folhas verde escuras,
como por exemplo o bróculo. O cálcio é importante para
manter os ossos fortes e, no caso das crianças, ajudá-los a crescer.
As proteínas nos feijões. As vitaminas e os minerais abundam nos
frutos e nos vegetais. A vitamina A é importante para uma boa visão
e pele saudável; a vitamina C mantém as gengivas das crianças
saudáveis e evita infecções. Coma feijões para fornecer
ferro ao organismo, que ajuda o corpo a usar a energia.
Lembre-se que de acordo com estudos da USDA, mais de 80% das crianças
e adolescentes dos países civilizados têm uma má alimentação.
As suas dietas têm de ser substancialmente melhoradas por forma a atingirem
as recomendações de consumo de frutos e verduras, que são
altamente deficitárias.
|